quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Escola e a construção de valores

A construção da moralidade esta´em constante integração entre o indivíduo e o meio que ele está inserido e de forma contínua.
A moral não, necessáriamente, vem da noção de dever mas existe de forma mais forte ou não, dependente da situação  moral em que é apresentada e do ponto de vista de quem os tem. Dependendo da grau de importância do valor que o sujeito tem é o que vai nortear suas ações em situações apresentadas e no contexto inserido.
Conheço uma pessoa que seu valor central é dividir igualmente, é o tratamento igualitário, sendo assim mesmo não presisando de R$ ela acha que deve ser dividido, mesmo valores que não são divisiveis , como uma ajuda financeira, entre uma cunhada e seu marido. Ao mesmo tempo ela guarda um pedaço de bolo, por dias, para alguém por que a pessoa participa da lista dos aniversariantes do mês então tem direito igual a um pedaço do bolo, mesmo que se passe dias, ela congela. "Se eu divido, todos podem dividir". Isso comprova o quanto os valores centrais inteferem nas atitudes e decisões de uma pessoa. A partir de como é sentido em relação a alguma situação diz respeito a que valores esse indivídui possui.
Na escola há possibilidades de criar oportunidades de construção de valores partindo da elaboração de projetos e planejamento de atitudes e ações que vão impregnar o ambiente escolar  de atitudes éticas e morais onde soluções são buscadas através de diálogos entre todos os envolvidos no ambiente escolar.

Além de possibilitar construção de valores na escola, o envolvimento da comunidade nos projetos é de grande importância para toda a comunidade. Aprender, conhecer através de situações vivenciadas tem um significado mais amplo e trasnforma o aprendizado e o aprendiz em protagonista de sua história.

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