Como se dá os valores da criança na escola, sua construção, sua moralidade e a construção de regras.
Moral - Regras
Moralidade - Respeito pelas regras
Desenvolvimento da moralidade
A / nomia - sem regras
Hetero / nomia - Percebe as regras e começa a seguir. A fonte da regra vem de vários segmentos
Auto / nomia - Quando as regras estão internacionalizadas.
Todas essas passagens acontece através dos tipos de relações.
Paralelo as fases do desenvolvimento da moralidade está a diminuição do Egocentrismo.
As relações de cooperação se dão num ambiente onde não existe poder ou prestígio pois os mesmos anulariam o cooperativismo.
É muito importante perceber como o juízo moral pode ser dsenvolvido desde muito cedo. Segundo as fases da criança, a noção de certo e errado se desenvolve na primeira infância e nas relações pessoais e de confiança.
A escola pode desempenhar um excelente papel na construção de valores e de autonomia quando possibilita situações a serem vivenciadas pelas crianças. Essa construção vai interagindo com os conteúdos e saberes escolares de tal forma que o conhecimento se expande para fora dos muros da escola fazendo conexões com as experiências trazidas e vivenciadas pelos educandos.
As atividades construidas no dia-a-dia em sala de aula podem possibiltar momentos e situações para que as crianças possam experimentar e desenvolver sua autonomia e a construção de valores.
Ester Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário